VPR inteira-se sobre estado e funcionamento da Universidade José Eduardo dos Santos
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou esta quarta-feira, na Província do Huambo, as instalações da Universidade José Eduardo dos Santos, para inteirar-se do seu estado actual e funcionamento, no âmbito do acompanhamento privilegiado que realiza aos sectores da Educação e Ensino Superior.
Durante a visita, a reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Virgínia Quartin, reafirmou o compromisso de tornar a instituição universitária, que compreende a 5ª Região Académica do país e ministra, até ao momento, 16 cursos de licenciaturas e cinco de mestrados, numa “referência nacional”.
Para tal, informou que, com o fito de reafirmar a instituição na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), uma comissão está a trabalhar na extensão universitária a nível do ranking da região, e anunciou a contratação, para breve, de 25 novos docentes e 12 investigadores, no quadro do concurso público a ser realizado ainda este ano.
No leque de actividades a realizar este ano, destacou a universidade na expo Qatar, a realizar-se em breve, com trabalhos de docentes da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e a implementação de projectos aprovados, recentemente, através do Centro de Serviços Científicos da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa de Terras ( SASSCAL ).
Criada em 2010, a Universidade José Eduardo dos Santos comporta as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina, Medicina Veterinária e o Instituto Politécnico, e para o presente ano lectivo tem inscrito sete mil e 769 estudantes, nos 16 cursos de licenciatura existentes. Desde a sua existência já formou oito mil e 933 licenciados e 195 mestres.
A Vice-Presidente da República chegou esta quarta-feira [04.10.2023] na Província do Huambo, com uma agenda de trabalho de três dias, que, além de visitas a instalações de Instituições do Ensino Superior (IES), com realce para a UJES, uma deslocação ao Município do Cachiungo, onde, entre outras actividades, mantém um encontro com as autoridades locais.
Fonte: Angop